quarta-feira, 25 de maio de 2016

Resumo - Imperialismo e as Guerras Mundiais

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO

Ø  Política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação sobre outra.
ü  Basicamente, os países imperialistas buscavam três objetivos: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.
ü  Uma das principais justificativas para o imperialismo do século XIX era a “Missão Civilizadora”:
ü  Com base em ideias racistas e preconceituosas, criaram-se argumentos para justificar a exploração dos diferentes povos como: africanos e asiáticos.
ü  Segunda Revolução Industrial ocorreu a partir de 1850 e gerou mudanças no processo de industrialização.
ü  Com o emprego da eletricidade, a produção em série nas linhas de montagem proposta por Henry Ford (conhecida como "fordismo") e o método de administração científica baseada no conhecimento de Frederick Taylor ("taylorismo"), a produção industrial ganha um novo ritmo.
ü  Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China (1840-1842), a Revolução dos Cipaios na Índia (1857-1859), Levante dos Boxers China (1898-1900)
ü  Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à nova era imperialista” onde “os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial."

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
(1914 – 1918)

ü  Motivos: A corrida imperialista contribuiu para acirrar os ânimos entre os países da Europa. Os interesses capitalistas foram decisivos para a disputa de mercados entre duas potências industriais: a Alemanha (emergente) e a Inglaterra (tradicional). A guerra seria então o método econômico do imperialismo. A política de alianças: países que formavam a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
Características:
ü  Guerra de movimento (agosto/novembro de 1914): os alemães ocuparam quase toda a Bélgica e também o norte da França. Mas não conseguiram tomar Paris nem dominar a costa francesa no Canal da Mancha.
ü  Guerra de trincheiras (novembro de 1914/março de 1918): durante quase dois anos e meio, as linhas de combate estabilizaram-se e os exércitos adversários procuraram abrigar-se em um complexo sistema de trincheiras.
ü  Em 1917 o conflito tomou um novo rumo: a Rússia saiu da guerra devido a revolução socialista e os EUA entraram no conflito.
Consequências:
ü  Humilhante Tratado de Versalhes para a Alemanha.
ü  O total do custo direto da guerra foi de 180.560 milhões de dólares, o número de mortos chegou a mais de 8 milhões de pessoas e entre feridos e mutilados, o saldo de 20 milhões.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
(1939 – 1945)

ü  A Segunda Guerra Mundial teve sua origem no Tratado de Versalhes, assinado entre as potências vencedoras da Primeira Grande Guerra (Estados Unidos, Inglaterra, França) e as vencidas (a Alemanha e a Áustria).
ü  O nacionalismo exacerbado que tomou conta de vários países da Europa após a Primeira Guerra, foi uma reação à nova ordem geopolítica imposta pelos Tratados do pós Guerra, que teve efeitos diretos sobre a Alemanha e indiretos sobre a Itália.
ü  A crise econômica que se abateu sobre o sistema capitalista mundial a partir de 1929 foi o fator mais poderoso para que um novo arranjo do poder em escala mundial fosse pleiteado.
ü  É nesse contexto caótico que a Alemanha no Ocidente e o Japão no Oriente vão tentar explorar o debilitamento de seus rivais. Uma nova luta por mercados e novas fontes de matérias-primas levaria o mundo à Segunda Guerra Mundial.
ü  O pacto Germano-Soviético (Nazi-soviético): Para poder invadir a Polônia, havia a necessidade da neutralização de uma das potências vizinhas da Alemanha. Em agosto de 1939, é assinado o Pacto de não agressão germano-soviético, cujas cláusulas secretas implicam na partilha da Polônia, reconhecendo a hegemonia soviética sobre os Estados Bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia).
ü  1939 à 1941 foram marcado por vitórias do Eixo, lideradas pela Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África.
ü  Em abril de 1940 as divisões alemãs ocupam a Dinamarca (praticamente sem      resistência) e a Noruega. Em maio de 1940, os Países Baixos são atacados. A Holanda é invadida no dia 15 e a Bélgica treze dias depois. O exército francês pulverizou-se em menos de três semanas, surpreendendo inclusive os alemães. A França se rende.
ü  Em 1941, a Alemanha dá início à colossal campanha militar para conquistar a União Soviética. A vitória que os alemães esperavam não aconteceu. Pelo contrário, no final de 1941 o Exército alemão encontrara dificuldades para avançar. A derrota alemã em Stalingrado, em Janeiro de 1943, marcou o início da derrocada nazista na Europa.
ü  O HOLOCAUSTO: No período da ditadura de Hitler, os judeus e outros grupos minoritários considerados "indesejados", como testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais, foram perseguidos e exterminados no que se convencionou chamar de Holocausto.
ü  1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Entrada imediata dos EUA na guerra
ü  O chamado dia D, marcou o início da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial com a abertura do front ocidental indispensável para vitória aliada. Aliados saem vitoriosos da mais sangrenta guerra já ocorrida em toda a História.
ü  Em 6 e 9 de agosto 1945, para acelerar o fim do conflito e evitar a expansão  Soviética sobre Japão, os Estados Unidos lançaram a bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki.
ü  Consequências
ü  Estima-se que 45 milhões de pessoas morreram, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados.
ü  Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações.
ü  Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética.

ü  A Europa ficou em crise e a França e a Inglaterra perderam as suas posições para os Estados Unidos e para a União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário