1 – UNEMAT/2010 Para muitos historiadores, o período
compreendido entre 1850 e 1914, do ponto de vista econômico, é conhecido como
“Segunda Revolução Industrial”. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
a)
Nesse
período, a industrialização se concentrou na Inglaterra, que era conhecida como
a Oficina do Mundo.
b)
Esta fase
da industrialização ficou limitada ao uso do ferro, do carvão e do vapor.
c) Nesta
época, devido ao progresso econômico que a industrialização proporcionou, o
movimento operário praticamente desapareceu na Europa e nos Estados Unidos.
d) Entre os
anos de 1873 e 1896, ocorreu uma grave crise econômica na Europa, cuja maior
consequência foi o fim dos trustes e cartéis.
e)
A
deflagração da I Guerra Mundial (1914 - 1918) teve como uma de suas motivações
a rivalidade entre as nações industrializadas, resultante do acelerado
desenvolvimento econômico ocorrido a partir do final do século XIX.
2 – Leia o
texto a seguir, que se trata de um relato de soldados a respeito da guerra nas
trincheiras.
O campo de
batalha é terrível. Há cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres.
Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos
campos de nabo em crescimento. Ninguém se importa com o inglês pálido que
apodrece alguns passos adiante.
A
guerra de trincheiras inaugurou uma nova característica de combate durante a
Primeira Guerra Mundial, e segundo o relato anterior ela se apresenta
a) como
um obstáculo para o andamento dos combates que foram diminuindo com o tempo.
b) como
um dos momentos mais difíceis da Guerra, pois se convivia diariamente com a
morte.
c) como
uma nova forma de combate, mas que não teve consequências diretas para a
Guerra.
d)
como
uma estratégia dos franceses para conter o exército alemão em seu território.
3 – UNEMAT/2011 Em 1º de
setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, Inglaterra e França, que de acordo
com os compromissos públicos assumidos, reagiram, dando início à Segunda Guerra Mundial.
Todas as alternativas estão corretas sobre
a
Segunda Guerra Mundial, exceto:
a) em dezembro
de 1941, os japoneses, ambicionando a plena hegemonia no Pacífico oriental e
dando seguimento ao seu expansionismo, atacaram Pear Harbor, a maior base naval
norteamericana no Pacífico sul.
b) durante 239
dias, entre setembro de 1944 e maio do ano seguinte, mais de 25 mil soldados e oficiais brasileiros estiveram na
Itália combatendo o nazismo. A entrada do Brasil na guerra se deu contra o
Eixo, em agosto de 1942.
c)
o plano
proposto pelo presidente norteamericano foi inviabilizado por diversos acordos
paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. As
conversações resultaram no tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha
culpada pela guerra e criou uma série de determinações que visavam enfraquecê-la
e desmilitarizá-la.
d) visados
pelos nazistas, em virtude das doutrinas racistas sobre a “pureza ariana”, os
judeus foram perseguidos, encarcerados e executados em massa pelas tropas de
Hitler. Antes mesmo da guerra, tiveram seus bens confiscados pelo Reich, foram
proibidos de exercer profissões, humilhados publicamente e confinados em
bairros fechados, cercados de altos muros e de arame farpado – os guetos.
e) no
extremo-oriente, o Japão, derrotado na guerra, além dos prejuízos materiais e
humanos, sofreu ainda a ocupação norteamericana (1945-1952).
4 – UNEMAT/2012 Ao terminar a Primeira Guerra
Mundial (1918), a Europa encontrava-se enfraquecida e abalada por fortes
movimentos sociais. Particularmente, dois movimentos chamavam atenção dos políticos
de então: um na Itália e outro na Rússia.
Assinale a alternativa que indica
os movimentos ocorridos, respectivamente, na Itália e na Rússia.
a)
Fascismo e Bolchevismo.
b)
Nazismo e Comunismo.
c)
Comunismo e Bolchevismo.
d)
Fascismo e Nazismo.
e)
Comunismo e Fascismo.
5 – Analise a imagem
A imagem retrata uma das
propagandas mais divulgadas na Alemanha no período nazista. A melhor
interpretação em relação a ela pode ser expressa se levarmos em consideração o
objetivo do governo alemão em
a)
disseminar
os princípios políticos ligados à expansão territorial.
b)
propagar
a ideia do Estado onipotente, que protege os cidadãos.
c)
buscar
o alcance de outros países para obter o apoio internacional.
d)
promover
o culto popular à personalidade do governante totalitário.
e)
estabelecer
uma relação de proximidade entre as classes burguesas e populares.
6 – "Esta guerra, de fato, é uma
continuação da anterior." (Winston Churchill,
em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A
afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados
na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e
levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas
identificamos:
a)
desenvolvimento
do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
b)
os
antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
c) crescente
nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por
áreas de investimentos.
d) oposição ideológica que fragilizou os
vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma
política agressiva de expansão marítima.
7 – Analise a imagem a seguir.
“Evitem os médicos e os advogados judeus!”
Cartaz antissemita nas ruas de uma cidade alemã na década de 1930.
Durante o
contexto no qual este cartaz foi divulgado,
a) a consolidação da democracia, através
da subida dos nazistas ao poder, se revelou nas campanhas pela união e
tolerância entre diferentes grupos sociais.
b) a campanha de classificação dos judeus
como indesejáveis foi um acontecimento próprio do racismo na sociedade alemã,
sendo condenada pelos nazistas.
c) a perseguição aos judeus na Alemanha e
o racismo foram pouco relevantes neste período, visto que a principal causa do
conflito era o interesse econômico
d) o preconceito contra os judeus na
Alemanha se intensificou com o programa nazista, que classificava estes povos
como principais inimigos do povo alemão.
e) a adesão da maioria da população alemã
a critica contra o antissemitismo.
8 – Leia a frase.
A restrição do espaço democrático é
uma das características principais do período entre as duas guerras
[1918-1939].
Associando
a frase ao nazi-fascismo na Alemanha e na Itália, pode-se perceber que as
características em comum entre os dois regimes causaram a ausência de
democracia em seus regimes políticos graças aos ideais
a)
totalitários,
nacionalistas e antiliberais.
b)
nacionalistas,
socialistas e militaristas.
c)
anticomunismo,
liberalismo, nacionalismo.
d)
anticomunistas,
liberais e personalistas.
e)
unipartidários,
militaristas e revanchistas.
9 – A
Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mais abrangente tanto em
relação a área do conflito quanto a participação de poderosos países a partir
de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de
anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral
mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base
norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do
marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de
seu território às tropas do Eixo.
10 – Tendo
alcançado grande força na Europa do pós-Guerra, o fascismo se disseminou por
diversos países no continente, cujos partidos fascistas procuraram imitar os
princípios básicos de organização do Estado apresentados pelo nazifascismo
ítalo-germânico.
“Não acredito na possibilidade
ou na utilidade da paz perpétua. Só a guerra leva a energia humana à sua tensão
máxima, e põe o selo da nobreza sobre os povos que têm coragem de enfrentá-la.
Assim, uma doutrina baseada no prejudicial postulado da paz é hostil ao
fascismo. Mussolini.” PARIS, Robert. As origens do
fascismo. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 98.
De acordo
com o discurso do Mussolini, um desses princípios era o
a) Culto ao líder: O chefe do Estado
detinha a soberania absoluta, era a encarnação suprema do Estado.
b) Militarismo: Os fascistas defendiam a
guerra como a única maneira de engrandecer uma nação.
c) Nacionalismo exacerbado: Para os
fascistas, a nação era a mais perfeita forma de sociedade.
d) Totalitarismo: O indivíduo deveria se
colocar à disposição do Estado fascista.
e) Unipartidarismo: O princípio liberal
de pluripartidarismo, para os fascistas conduzia à divisão da nação.
Respostas
1 – E , 2 – B, 3- C, 4 – A, 5 – D,
6 – C, 7 – D, 8 – A, 9 – C, 10 - B
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