quarta-feira, 25 de maio de 2016

Questões Imperialismo e Guerras Mundiais



1 – UNEMAT/2010 Para muitos historiadores, o período compreendido entre 1850 e 1914, do ponto de vista econômico, é conhecido como “Segunda Revolução Industrial”. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
a)    Nesse período, a industrialização se concentrou na Inglaterra, que era conhecida como a Oficina do Mundo.
b)    Esta fase da industrialização ficou limitada ao uso do ferro, do carvão e do vapor.
c)  Nesta época, devido ao progresso econômico que a industrialização proporcionou, o movimento operário praticamente desapareceu na Europa e nos Estados Unidos.
d)  Entre os anos de 1873 e 1896, ocorreu uma grave crise econômica na Europa, cuja maior consequência foi o fim dos trustes e cartéis.
e)    A deflagração da I Guerra Mundial (1914 - 1918) teve como uma de suas motivações a rivalidade entre as nações industrializadas, resultante do acelerado desenvolvimento econômico ocorrido a partir do final do século XIX.

2 – Leia o texto a seguir, que se trata de um relato de soldados a respeito da guerra nas trincheiras.
O campo de batalha é terrível. Há cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.
A guerra de trincheiras inaugurou uma nova característica de combate durante a Primeira Guerra Mundial, e segundo o relato anterior ela se apresenta
a) como um obstáculo para o andamento dos combates que foram diminuindo com o tempo.
b) como um dos momentos mais difíceis da Guerra, pois se convivia diariamente com a morte.
c)  como uma nova forma de combate, mas que não teve consequências diretas para a Guerra.
d)    como uma estratégia dos franceses para conter o exército alemão em seu território.

3 – UNEMAT/2011  Em 1º de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, Inglaterra e França, que de acordo com os compromissos públicos assumidos, reagiram, dando início à  Segunda Guerra Mundial.
Todas as alternativas estão corretas sobre a
Segunda Guerra Mundial, exceto:
a)  em dezembro de 1941, os japoneses, ambicionando a plena hegemonia no Pacífico oriental e dando seguimento ao seu expansionismo, atacaram Pear Harbor, a maior base naval norteamericana no Pacífico sul.
b)  durante 239 dias, entre setembro de 1944 e maio do ano seguinte, mais de 25 mil  soldados e oficiais brasileiros estiveram na Itália combatendo o nazismo. A entrada do Brasil na guerra se deu contra o Eixo, em agosto de 1942.
c)    o plano proposto pelo presidente norteamericano foi inviabilizado por diversos acordos paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. As conversações resultaram no tratado de Versalhes, que considerou a Alemanha culpada pela guerra e criou uma série de determinações que visavam enfraquecê-la e desmilitarizá-la.
d)  visados pelos nazistas, em virtude das doutrinas racistas sobre a “pureza ariana”, os judeus foram perseguidos, encarcerados e executados em massa pelas tropas de Hitler. Antes mesmo da guerra, tiveram seus bens confiscados pelo Reich, foram proibidos de exercer profissões, humilhados publicamente e confinados em bairros fechados, cercados de altos muros e de arame farpado – os guetos.
e)  no extremo-oriente, o Japão, derrotado na guerra, além dos prejuízos materiais e humanos, sofreu ainda a ocupação norteamericana (1945-1952).

4 – UNEMAT/2012 Ao terminar a Primeira Guerra Mundial (1918), a Europa encontrava-se enfraquecida e abalada por fortes movimentos sociais. Particularmente, dois movimentos chamavam atenção dos políticos de então: um na Itália e outro na Rússia.
Assinale a alternativa que indica os movimentos ocorridos, respectivamente, na Itália e na Rússia.
a)    Fascismo e Bolchevismo.
b)    Nazismo e Comunismo.
c)    Comunismo e Bolchevismo.
d)    Fascismo e Nazismo.
e)    Comunismo e Fascismo.


5 – Analise a imagem

   A imagem retrata uma das propagandas mais divulgadas na Alemanha no período nazista. A melhor interpretação em relação a ela pode ser expressa se levarmos em consideração o objetivo do governo alemão em
a)    disseminar os princípios políticos ligados à expansão territorial.
b)    propagar a ideia do Estado onipotente, que protege os cidadãos.
c)    buscar o alcance de outros países para obter o apoio internacional.
d)    promover o culto popular à personalidade do governante totalitário.
e)    estabelecer uma relação de proximidade entre as classes burguesas e populares.

6 – "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941). 
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos: 
a)    desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente. 
b)    os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
c)   crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos. 
d)    oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e)    a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.

7 – Analise a imagem a seguir.


“Evitem os médicos e os advogados judeus!”
Cartaz antissemita nas ruas de uma cidade alemã na década de 1930. 


Durante o contexto no qual este cartaz foi divulgado,
a)    a consolidação da democracia, através da subida dos nazistas ao poder, se revelou nas campanhas pela união e tolerância entre diferentes grupos sociais.
b)  a campanha de classificação dos judeus como indesejáveis foi um acontecimento próprio do racismo na sociedade alemã, sendo condenada pelos nazistas.
c)  a perseguição aos judeus na Alemanha e o racismo foram pouco relevantes neste período, visto que a principal causa do conflito era o interesse econômico
d)    o preconceito contra os judeus na Alemanha se intensificou com o programa nazista, que classificava estes povos como principais inimigos do povo alemão.
e)    a adesão da maioria da população alemã a critica contra o antissemitismo.

8 – Leia a frase. 
A restrição do espaço democrático é uma das características principais do período entre as duas guerras [1918-1939].
Associando a frase ao nazi-fascismo na Alemanha e na Itália, pode-se perceber que as características em comum entre os dois regimes causaram a ausência de democracia em seus regimes políticos graças aos ideais 
a)    totalitários, nacionalistas e antiliberais.
b)    nacionalistas, socialistas e militaristas.
c)    anticomunismo, liberalismo, nacionalismo.
d)    anticomunistas, liberais e personalistas.
e)    unipartidários, militaristas e revanchistas.

9 – A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mais abrangente tanto em relação a área do conflito quanto a participação de poderosos países a partir de dezembro de 1941, quando:
a)    os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b)    os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c)    os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d)    os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e)    os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

10 – Tendo alcançado grande força na Europa do pós-Guerra, o fascismo se disseminou por diversos países no continente, cujos partidos fascistas procuraram imitar os princípios básicos de organização do Estado apresentados pelo nazi­fascismo ítalo-germânico.
 “Não acredito na possibilidade ou na utilidade da paz perpétua. Só a guerra leva a energia humana à sua tensão máxima, e põe o selo da nobreza sobre os povos que têm coragem de enfrentá-la. Assim, uma doutrina baseada no prejudicial postulado da paz é hostil ao fascismo. Mussolini.” PARIS, Robert. As origens do fascismo. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 98.  
De acordo com o discurso do Mussolini, um desses princípios era o

a)  Culto ao líder: O chefe do Estado detinha a soberania abso­luta, era a encarnação suprema do Estado.
b)    Militarismo: Os fascistas defendiam a guerra como a única maneira de engrandecer uma nação.
c)    Nacionalismo exacerbado: Para os fascistas, a nação era a mais perfeita forma de sociedade.
d)    Totalitarismo: O indivíduo deveria se colocar à disposição do Estado fascista.
e)    Unipartidarismo: O princípio liberal de pluripartidarismo, para os fascistas conduzia à divisão da nação.


Respostas

1 – E , 2 – B, 3- C, 4 – A, 5 – D,

6 – C, 7 – D, 8 – A, 9 – C, 10 - B

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